Grupo de pesquisa

“Estudos sobre Gestão e Políticas Públicas de Informação”

 Em março de 2012, foi constituído o grupo de pesquisa “Estudos sobre Gestão e Políticas Públicas de Informação”, consolidando assim atividades que vêm sendo desenvolvidas por docentes e discentes ligados à graduação da UFRJ na FACC (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis) e IE (Instituto de Economia) e na pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI- IBICT).  A constituição do grupo consolida o caracter multidisciplinar e interinstitucional do interesse de pesquisa, tendo a participação do Prof. José Maria Jardim (UNIRIO), Profa. Regina Cianconi (UFF) e do Prof. Carlos Nepomuceno (FGV).

Objetivos do grupo:

Contribuir para a reflexão interdisciplinar sobre gestão e políticas públicas de informação do ponto de vista da democracia, da transparência e da efetividade das ações públicas nos marcos do cenário tecnológico e político-institucional contemporâneo.  Para tanto, pretendemos:

1 – Refletir sobre teorias e conceitos adequados para interpretar os problemas práticos do campo informacional do Estado contemporâneo;

2 – Refletir sobre os impactos da web social e das tecnologias móveis na formulação de políticas e práticas de produção, compartilhamento, acesso e uso de informações e conhecimento em organizações públicas e seus impactos na cultura informacional, na transparência e na participação dos cidadãos na esfera pública;

3 – Estudar a criação e a implantação dos marcos políticos e organizacionais de gestão e políticas públicas de informação no Brasil;

4 – Estudar e monitorar metodologias, ferramentas e tecnologias de gestão, colaboração e compartilhamento da informação e conhecimento;

5 – Contribuir para a formulação de políticas, iniciativas e estratégias inovadoras em âmbito público governamental brasileiro;

6 – Desenvolver e estimular a pesquisa avançada e a iniciação científica, procurando reunir e gerar sinergias entre competências diversas nessa área, com ênfase nas especificidades do Brasil.

Pesquisadores fundadores:

Ana Maria Barcellos Malin – (Líder do Grupo) – Professora adjunta da FACC- UFRJ e pesquisadora do PPGCI-IBICT. Economista pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/ UFRJ (1974), DEA na Universidade de Paris X (Nanterre)e doutorado em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ (2003), pós-doutorado Junior na FACC/UFRJ (2005).  Tem como área de interesse os estudos sobre Informação, Conhecimento e Gestão voltados para o campo governamental.

Antonio Frederico Saturnino BragaÉ professor da FACC-UFRJ, do PPGCI do IBICT-UFRJ e professor colaborador do PPGFIL da UERJ. Possui Licenciatura em História pela PUC-RJ (1989), Mestrado em Filosofia pela UERJ (1994) e Doutorado em Filosofia pela UERJ (2007). Atua predominantemente na área de filosofia e estudos da informação, trabalhando, principalmente, os seguintes temas: informação e teoria crítica da sociedade, informação e racionalidade comunicativa, informação e autopoiese dos sistemas sociais, informação e aprendizagem organizacional.

Angelo Maia Cister Graduação em Física no Instituto de Física da UFRJ, Mestre em Ciências em Engenharia de Sistemas (Área de Pesquisa: Inteligência Artificial), doutor pela COPPE-CÍVIL/UFRJ na área de computação de alto desempenho cuja linha de pesquisa está voltada para Data Mining, Data Warehouse e CRM (CostumerRelationship Management). O Professor Angelo M. Cister foi coordenador do Curso de Administração da FACC/UFRJ de mar 2006 a set de 2009. Desde de dez de 2009 é o Chefe de Depto. do Curso de ADM. É professor das disciplinas de Pesquisa Quantitativa de Marketing, Análise Multivariada de Dados, Modelagem e Simulação de Sistemas e Modelos Empíricos de Previsão de ST financeiras na FACC/UFRJ e orienta alunos em Pesquisa de Marketing , CRM, Fidelização do Cliente e Compra

Alessandra Morgado Ramiro de Lima – Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ(2011) e graduada em Administração pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor substituo do departamento de Administração da FACC/UFRJ. Tem como interesse os campos de conhecimento da gestão e da informação, em especial no uso da informação nos processos de planejamento e decisão.

Kelli Angela Cábia Lima de Miranda – Possui graduação em Economia (Universidade Estadual de Campinas), Mestrado em Economia (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Doutorado em Política Científica e Tecnológica (Universidade Estadual de Campinas) e realiza Pós-Doutorado no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas. É docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atualmente lotada na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia Industrial, com ênfase em Mudança Tecnológica, principalmente nos seguintes temas: Política Industrial e Tecnológica, Capacitação tecnológica, Cadeias Produtivas e Indústria Aeronáutica.

Maria Irene da Fonseca e Sá – Possui Bacharelado em Matemática Modalidade Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e é doutoranda do PPGCI-IBICT. Atualmente é Professor Assistente da UFRJ o e Professor voluntário da Pré Vestibular Para Negros e Carentes. Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliotecas digitais institucionais, Comunicação Científica, Acesso aberto/livre, Padrões, Interoperabilidade e Políticas Públicas.

Daniel Ribeiro Merigoux – Tradutor-Terminólogo. Formado em tradução pela Universidade PARIS-III (Sorbonne Nouvelle), pós-graduado em Ciências da Linguagem/Terminologia pela Universidade PARIS-XVIII (Villetaneuse) e doutorando bolsista CAPES em Ciência da Informação IBICT/UFRJ. Atua como TPIC (tradutor-intérprete juramentado) e pesquisa sistemas de Recuperação de Informação-RI na perspectiva da Divulgação Científica.

José Maria Jardim – (Pesquisador Associado Externo) – Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 – Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1978), Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Entre março de 2008 e fevereiro de 2009 desenvolveu atividades de pós-doutorado no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas e no ObservatorioArchivistica y Sociedad do Departamento de Documentação da Universidad Carlos III de Madrid.

Regina de Barros Cianconi – (Pesquisador Associado Externo) – Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, no Mestrado e na Graduação em Ciência da Informação. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UFF, Mestre em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT. Assuntos de interesse: gestão do conhecimento e colaboração em redes sociais, web social, gestão da informação, marketing de informações, inteligência organizacional, recuperação da informação, estudos de necessidades e comportamento de usuários, arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade na web.

Carlos Nepomuceno – Doutor em Ciência da Informação, professor da FGV e co-autor do livro Conhecimento em Rede (Editora Campus), editor do blog Nepo.com.br

Alunos da UFRJ:

Wellington Brito da Silva Xavier – Bolsista PIBIC (2013) – Aluno do 7º período de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

Vinicius Cunha Ferreira – Bolsista PIBIC (01/2012 – atual) – Aluno do 7º período de Ciências Econômicas da UFRJ

Ingrid Gomes – Bolsista PIBIC (08/2011-12/2011) – Aluna do 6º período do curso de graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ.

Alunos de Pós-graduação da UFRJ:

Ana Celeste Indolfo – Doutoranda do PPGCI-IBICT/FACC/UFRJ

Jacqueline Barradas – Doutoranda do PPGCI-IBICT/FACC/UFRJ

Paula Mari Mikai Nakamura – Mestranda do PPGCI-IBICT/FACC/UFRJ

Brenda C. B. Rocco – Mestranda do PPGCI-IBICT/FACC/UFRJ

Diogo Luiz de Jesus Moreira – Mestrando do PPGCI-IBICT/UFRJ