Quem Somos

O Observatório de Gestão pública da Informação (Obgi), criado em 2009, é uma plataforma de ensino e pesquisa, desenvolvida e utilizada por alunos e professores dos cursos de graduação em Administração, Biblioteconomia, Economia e Gestão Pública da UFRJ e da pós-graduação em Ciência da Informação UFRJ/IBICT. Contou, em muitos períodos, com apoio de bolsa de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2/UFRJ).

Com um percurso de mais de 10 anos, o obgi.org tem acompanhando vários temas, usando técnicas de monitoramento na web. A interpretação e análise do universo de informações acontecem em trabalhos que aprofundam aspectos específicos (produção intelectual).

Trata-se de um espaço de estudos interdisciplinares sobre Gestão pública e Políticas públicas de Informação do ponto de vista da defesa da democracia, da transparência e da efetividade das ações públicas no cenário contemporâneo.

Pretendemos:

  • Refletir sobre conceitos adequados para interpretar os problemas práticos do campo informacional do Estado contemporâneo;
  • Refletir sobre os impactos da web social e das tecnologias móveis na esfera pública;
  • Monitorar as condições de implantação do regime de direito de acesso à informação pública no Brasil;
  • Contribuir para a formulação de políticas, iniciativas e estratégias inovadoras em âmbito público governamental;
  • Desenvolver e estimular a pesquisa avançada e a iniciação científica, com ênfase nas especificidades do Brasil.

Nosso tema atual de pesquisa é Covid-19: acesso à informação pública. Acompanhamos os pedidos de informação sobre políticas e procedimentos relacionados ao Coronavírus dirigidos ao Governo Federal e respectivas respostas, por meio da Lei de Acesso à Informação.