Projetos

O que é o CONSOCIAL?

A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial, foi convocada por Decreto presidencial e realizada pela Controladoria-Geral da União – CGU, entre julho de 2011 a maio de 2012, em todo o Brasil, em três etapas: no nível municipal, com a participação de cerca de 2.500 municípios; nos estados da federação e a etapa nacional, em Brasília, em maio de 2012.

Tendo como objetivos promover o controle social e a participação da sociedade na gestão pública, a expectativa é que o processo da conferência subsidie a criação de planos, políticas públicas e projetos de lei neste sentido. A conferência reuniu representantes da sociedade civil, do poder público e conselhos de políticas públicas. Em cada etapa, os representantes elegeram delegados que formularam e escolheram, por votação, propostas relativas aos temas tratados.

Segundo estimativa do site da CGU, houve a participação de cerca de um milhão de brasileiros em todo o país, representados na etapa nacional por 1.200 delegados. Deste amplo processo participativo, mais de 20.000 propostas foram aprovadas.  Como analisar um universo de preocupações tão grande e heterogêneo? Como dar transparência às propostas elaboradas pela sociedade brasileira?

A UFRJ, através do grupo de pesquisa Estudos sobre Gestão e Políticas Públicas de Informação, torna aqui disponível a primeira versão do buscador desenvolvido por um de seus membros, o pesquisador e doutorando em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ, Daniel Ribeiro Merigoux.

Esta ferramenta de busca torna possível um novo olhar sobre o processo do Consocial: permite saber, a partir de uma dada proposta, qual foi sua ocorrência em todo o país. O projeto representa um aplicativo dos dados abertos pela CGU e uma contribuição da universidade para pesquisadores, órgãos públicos e cidadãos subsidiarem as políticas de transparência em nosso país.

Convidando à participação de todos

Ana Malin e Daniel Merigoux

(*) Fontes: http://www.consocial.cgu.gov.br/ e http://www.youtube.com/watch?v=BuM1uV61NWY

O que é o Buscador?

A análise da grande quantidade de propostas (20416 conforme dados do site da CGU),  requer o uso de meios atuais como métodos e mecanismos de recuperação de informação-RI. Embora o site permita visualizar individualmente cada proposta, por eixo, etapa, estado, ou município, não oferece nenhuma busca por conteúdo (ie. busca por palavras chaves).

Como a ausência de busca por palavras-chaves impossibilita achar propostas por semelhança de conteúdo, pré-requisito de nossa análise, tivemos que fazer uma cópia das propostas e criar nosso próprio sistema de RI.

O método utilizado para a identificação das unidades lexicais, simples e compostas, foi a análise automática de coocorrências, a qual extraiu uma lista de cerca de 4000 coocorrências, e, em seguida, com base na teoria da competência linguística, a validação “humana” de cada uma dessas coocorrências consideradas relevantes.

Busca nas propostas do CONSOCIAL

(Clicar aqui para acessar o site do CONSOCIAL, sem buscador)

(Clique aqui para realizar uma consulta)

Contribuição do pesquisador Daniel Merigoux © 2012 – Grupo de pesquisa do Observatório de Gestão da Informação.