Histórico

O projeto foi iniciado em 2009, com estudo de ferramentas e procedimentos pelos alunos do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) /UFRJ. Em março de 2010 foi aberto o primeiro site: Observatório de Gestão da Informação – Monitorando o Agora que pode ser acessado no endereço http://ogimonitorandoagora.wordpress.com/. Durante esta fase, foram recuperadas através do Alerta do Google as notícias que contivessem as expressões “Gestão da Informação” e “Gestão do Conhecimento”, interessando especificamente os temas relativos a Mercado de Trabalho, Eventos e Educação.

Em março de 2012, o projeto do Observatório de Gestão da Informação passa por uma evolução, pois ultrapassa seu campo inicial do CBG com a criação do grupo de pesquisa interinstitucional “Estudos sobre Gestão e Políticas Públicas de Informação”. As reflexões proposta pelo grupo estabeleceram o campo governamental como novo recorte de pesquisa  criando novos domínio e site (http://obgi.org/) como desdobramento do anterior.

Desde então são monitoradas as expressões “Dados Abertos”, “Lei de Acesso à Informação” e “Transparência Pública”.

Em nossa atualidade, quando passou a vigorar no Brasil a Lei de Acesso à Informação, LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011– 23 anos depois de prevista na Constituição Brasileira – os estudos e propostas relacionadas à gestão & políticas de  informação voltam-se para valores públicos – democracia, transparência pública e novas formas de estabelecimento das instituições – ao lado das tradicionais abordagens dirigidas à eficiência, eficácia e efetividade organizacional.

Convidando a todos para participar deste debate,

Ana Malin

Professora Adjunta

FACC/PPGCI-IBICT – UFRJ